O QUE É MAPEAMENTO DE PROCESSOS LOGÍSTICOS
O mapeamento de processos logísticos é uma ferramenta de gerenciamento utilizada para possibilitar uma compreensão mais ampla do funcionamento das etapas do processo produtivo. O objetivo é simples: examinar cada parte, melhorar os processos já existentes ou, até mesmo, introduzir novas táticas.
O mapeamento dos processos permite:
Descartar tarefas desnecessárias;
- Minimizar retrabalhos ou atrasos;
- Minimizar custos;
- Automatizar rotinas;
- Oferecer agilidade aos processos;
- Controlar e monitorar;
- Esclarecer os papéis dentro do processo;
- Padronizar as atividades, gerando sequenciamento e transparência nas informações;
- Melhorar os serviços de entrega do produto ou serviço, e com isso, os índices de satisfação.
Para fazer o mapeamento do processo jurídico é necessário:
- O acompanhando a execução dos processos: quais são as entradas (de informações, materiais), quais são as saídas, quem fornece (setores e pessoas), quais são os métodos de trabalho realizados e quem são os clientes (internos ou externos);
- Desenvolver o fluxograma processual: a ideia é reunir as informações coletadas e montar um sistema sequenciado, revelando todas as etapas de um processo logístico;
- Estabelecendo as prioridades: definir quais são as prioridades durante a execução das tarefas que serão executadas é um passo relevante;
- Identificando erros: o bom mapeamento exige que você corra atrás dos pontos fracos e vulneráveis da cadeia;
- Redesenhando os processos: ao conseguir perceber as falhas e oportunidades geradas, encontrando como transformá-las em soluções e melhorias, o próximo passo é redesenhar. Ao fazer um novo desenho do mapa, você deverá apresentar como os processos ficarão com todas as transformações propostas;
- Formalizando as instruções de trabalho: as alterações estabelecidas como permanentes precisam ser documentadas e registradas.