O QUE É MAPEAMENTO DE PROCESSOS LOGÍSTICOS


O mapeamento de processos logísticos é uma ferramenta de gerenciamento utilizada para possibilitar uma compreensão mais ampla do funcionamento das etapas do processo produtivo. O objetivo é simples: examinar cada parte, melhorar os processos já existentes ou, até mesmo, introduzir novas táticas.

 

O mapeamento dos processos permite:

Descartar tarefas desnecessárias;

  • Minimizar retrabalhos ou atrasos;
  • Minimizar custos;
  • Automatizar rotinas;
  • Oferecer agilidade aos processos;
  • Controlar e monitorar;
  • Esclarecer os papéis dentro do processo;
  • Padronizar as atividades, gerando sequenciamento e transparência nas informações;
  • Melhorar os serviços de entrega do produto ou serviço, e com isso, os índices de satisfação.

 

Para fazer o mapeamento do processo jurídico é necessário:

  • O acompanhando a execução dos processos: quais são as entradas (de informações, materiais), quais são as saídas, quem fornece (setores e pessoas), quais são os métodos de trabalho realizados e quem são os clientes (internos ou externos);
  • Desenvolver o fluxograma processual: a ideia é reunir as informações coletadas e montar um sistema sequenciado, revelando todas as etapas de um processo logístico;
  • Estabelecendo as prioridades: definir quais são as prioridades durante a execução das tarefas que serão executadas é um passo relevante;
  • Identificando erros: o bom mapeamento exige que você corra atrás dos pontos fracos e vulneráveis da cadeia;
  • Redesenhando os processos: ao conseguir perceber as falhas e oportunidades geradas, encontrando como transformá-las em soluções e melhorias, o próximo passo é redesenhar. Ao fazer um novo desenho do mapa, você deverá apresentar como os processos ficarão com todas as transformações propostas;
  • Formalizando as instruções de trabalho: as alterações estabelecidas como permanentes precisam ser documentadas e registradas.
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