CUIDADOS NO TRANSPORTE DE MEDICAMENTOS


O transporte de medicamentos é algo que deve ser cumprido dentro das normas e legislações, bem como a utilização de um sistema de logística inteligente e eficaz, isso garante que o medicamento chegue ao seu destino final com alta qualidade.

 

Neste caso, as transportadoras devem tomar algumas providências para que as questões físicas, químicas, terapêuticas e toxicológicas de todos os medicamentos sejam preservadas. 

 

Para o transporte de medicamentos, os cuidados devem começar antes do transporte, ainda na etapa de armazenagem. O primeiro passo é manter a temperatura adequada de cada produto, principalmente daqueles que são mais sensíveis. Sendo assim, todo local de armazenamento precisa conter câmaras frias e sistemas que realizam o monitoramento dessa temperatura. 

 

As embalagens são uma parte fundamental do processo. Isso porque é necessário que as caixas utilizadas tenham o tamanho ideal para evitar problemas com os medicamentos. 

 

Vale ressaltar que, alguns medicamentos, como quimioterápicos e insulinas, precisam de recipientes especiais como caixas de isopor ou maletas térmicas.

 

Entretanto, quando falamos deste tipo de produto, o transporte de medicamentos é um dos momentos mais importantes pois além de ser necessário o uso de equipamentos adaptados, com termômetros, geladeiras, entre outros, é preciso planejar muito bem as rotas, evitando vias com muito tráfego ou de difícil acesso. Para uma melhor entrega ainda, é necessário realizar o rastreamento da carga, o que garante maior sucesso nas operações e principalmente, o cumprimento das rotas. Esse monitoramento permite, ainda, identificar problemas de forma mais rápida, como roubos e acidentes, tornando as ações mais eficazes.

 

Dessa forma, concluímos que o transporte de medicamentos dentro da logística é algo que devemos tomar cuidado e dedicar uma atenção maior.

Fale Conosco pelo WhatsApp