GESTÃO DE FRETES E E-COMMERCE


A gestão de frete, quando bem planejada, pode interferir diretamente e de forma positiva a margem de lucro, na negociação com transportadora, na negociação com transportadoras, taxa de conversão e até mesmo na definição da política de frete grátis.

 

Pensando nisso, resolvemos compartilhar algumas dicas para implementar uma boa gestão de fretes no seu e-commerce.

 

 

  1. Calcular custo-frete e valor-frete

Para que não haja prejuízo na hora de calcular o frete, é preciso levar em consideração duas coisas:

 

  • O frete que você paga na compra de mercadorias e matérias-primas dos fornecedores. Aqui é preciso entender que além de ser considerado além o processo de transporte dessas mercadorias, consideramos também o controle de recebimentos e gestão de estoque. Essa modalidade de frete é conhecida como frete inbound ou custo-frete;

 

  • O frete que o consumidor final paga ao adquirir um produto. Aqui é levado em consideração desde o processo de separação dos produtos no estoque até a entrega ao cliente final. Essa modalidade de frete é conhecida como frete outbound ou valor-frete.

É de suma importância identificar esses dois valores e diferencia-los, assim evita prejuízo ao seu negócio.

 

 

  1. Criar fluxos de mercadorias

Aqui é importante definir alguns aspectos que são determinantes para o seu negócio:

 

  • Fornecedores – Onde estão os seus fornecedores?

A localização dos seus fornecedores impacta diretamente na definição da política de frete, bem como definição da margem de lucro sobre o frete aplicado aos produtos.

 

  • Clientes – Quais são os principais destinos das suas mercadorias?

Essa informação é fundamental para comparar tabelas de fretes e entender se os preços oferecidos são realmente competitivos, considerando a proporção de envios que a sua loja faz para diferentes localidades.

 

 

 

  1. Estruturar campanhas estrategicamente

Existem algumas estratégias que você pode adotar para definir suas políticas de frete grátis sem colocar em jogo a sua margem de lucro. Aqui vão algumas situações em que é conveniente isentar o frete dos clientes:

 

  • Sem ticket médio.
  • Com ticket médio.
  • Para determinados itens.
  • Por período.
  • Em uma área específica.

 

*Lembre-se: sempre que oferecer frete grátis aos seus clientes, a quantia passará do cálculo de valor-frete (o que é arrecadado dos clientes) para custo-frete (que é custeado pela sua empresa).

 

 

 

  1. Aumentar a taxa de conversão

Em uma pesquisa realizada em 2016 a taxa de abandono de carrinho do comércio eletrônico gira em torno dos 34% e um dos motivos que desanimam os clientes é o cálculo do frete.

 

Existem três situações comuns que podem fazê-lo desistir da compra e abandonar o carrinho:

 

  • Preço – frete muito caro.
  • Prazo – muito tempo de espera.
  • Erro – pode ocorrer no webservice de cálculo de frete ou o endereço de destino pode possuir restrições de entrega pelas transportadoras ou Correios.

 

É necessário monitorar a página de cálculo de frete para entender se esse é o motivo do abandono de carrinho. Ao observar alguma irregularidade, é preciso fazer uma análise mais profunda para entender que aspecto contribui para a desistência da compra.

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