ESTOQUE E ARMAZENAGEM


ESTOQUE

O estoque pode ser considerado uma reserva, com o objetivo de não deixar que falte qualquer produto ou matéria-prima que será utilizado para a produção do produto final.

 

Essa reserva que pode ser de:

- Produtos acabados;

- Produtos semiacabados;

- Matérias-primas para a produção.

 

A previsão de estoques precisa ser feita de forma clara e objetiva e para que isso aconteça é necessária uma boa gestão, uma vez que no mercado atual é difícil montar uma previsão de venda e a competição global tem se transformado num complicador.

 

Um ponto importante a destacar é que a falta de estoque e estoque em excesso significam má gestão.

 

 

ARMAZENAGEM

A Armazenagem é um apoio ao processo logístico, uma vez que ajuda no desempenho das atividades primárias e consequentemente, as empresas mantêm seus clientes e conquista cada vez mais o mercado, o que inclui uma gestão dos espaços que os produtos irão precisar para sua estocagem, sendo a armazenagem na própria fábrica ou em armazéns alugados ou terceirizados, com o intuito de diminuir a distância entre vendedor e comprador.

 

A armazenagem consiste na atividade de estocagem organizada, bem como na distribuição dos produtos dentro dos locais destinados a este fim e para exercer tal atividade, faz-se necessário um planejamento eficiente.

 

A Logística é a gestão dos recursos e armazenagem a gestão do espaço físico, onde se guardará todos os materiais necessários para a fabricação de um determinado produto e também para a guarda do produto já fabricado.

 

Assim, o armazém ou centro de distribuição (CD) é o meio mais eficiente para consolidar as linhas de fornecedores e dividir o volume para servir seus clientes.

Fale Conosco pelo WhatsApp