CROSS DOCKING E SUAS VANTAGENS


O cross docking é um sistema de distribuição no qual o produto que o cliente compra em encaminhado a um centro de distribuição ou armazém. Nesse centro de distribuição/armazém, a mercadoria é expedida para o consumidor imediatamente.

 

Alguns aspectos importantes de ressaltar a respeito do sistema Cross Docking:

  1. O período de permanência do produto no centro de distribuição/armazém deve ser o menor possível;
  2. Após o recebimento, o produto deve ser despachado imediatamente ao veículo de saída ou então deve ser mantido em uma área de picking (não será feita a estocagem do produto, uma vez que o estoque não integra o sistema de cross docking);
  3. Necessidade de um sistema eficaz para organizar as trocas de mercadorias e de informações.

 

Agora que já explicamos um pouco sobre o cross docking, vamos falar sobre algumas vantagens:

 

  1. Redução de custo com estoque

Com o estoque eliminado, não tem a necessidade de deixar um espaço destinado a guardar itens. No máximo, será necessária uma área destinada a separação de pedidos (picking). É importante ter um local destinado para o recebimento das mercadorias que os fornecedores levarão.

 

  1. Agilidade

Sem estocagem, o centro de distribuição/armazém deverá preparar o produto e enviá-lo o mais rápido possível. Ou seja, garantir o menor tempo desde a realização da compra até a entrega do produto ao consumidor.

 

  1. Produtos que suprem a demanda

Levando em conta que os fornecedores enviarão os produtos de acordo com a demanda, a preocupação do gestor em manter produtos em estoque deixa de existir, além de não precisar mais fazer previsões de demanda de forma tão rigorosa.

 

  1. Integração entre parceiros

O fluxo de informações ajuda a harmonizar o fluxo de operações entre todos os parceiros, permitindo que o gerenciamento dos materiais supra a demanda. Além de ter menos burocracia e menos papelada.

 

  1. Ocupação de espaços menores

Como não tem o setor de estocagem, a empresa não precisa investir em grandes estruturas.

 

  1. Prazo de validade dos produtos

Como as mercadorias circulam de forma contínua, não será necessário armazená-las por um longo período.

 

  1. Maior controle de entrega

Sendo o gestor ou gerente do ponto de venda o responsável direto pelo envio dos produtos comprados pelo consumidor, há um maior controle e segurança nas entregas e os prazos tendem a ser respeitados.

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