QUAIS SÃO OS 8 PRINCIPAIS DESAFIOS DA LOGÍSTICA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA?


A logística é um processo fundamental para qualquer ambiente, uma vez que organiza o fluxo de informações, materiais e pessoas para assim, atingir o objetivo com eficiência. Ocorre que, a logística na indústria farmacêutica não acompanhou o forte crescimento do setor.

 

Vamos abaixo falar um pouco sobre os desafios a serem enfrentados.

 

  • Treinamento adequado da equipe

Por se tratar de um setor muito específico, ele exige muita atenção dos colaboradores para desenvolver suas tarefas. Por esse motivo, é necessário que toda a equipe seja bem treinada.

 

  • Armazenamento e estrega são fundamentais para manter a integridade dos produtos, para isso:

- Seguir criteriosamente as instruções do fabricante em relação à umidade, temperatura, exposição à luz e outros fatores que interferem na qualidade da mercadoria;

- Manter a integridade das embalagens, que devem ser armazenadas de forma segura e adequada;

- Conferir o lote dos medicamentos com precisão;

- Garantir a segurança na entrega dos produtos, uma vez que são muito visados e acabam sendo alvo de roubos e furtos.

 

  • Boa preparação dos colaboradores para o desenvolvimento das atividades, para evitar qualquer dano aos medicamentos nos momentos de armazenamento, separação e transporte da carga.

- Atenção aos padrões de qualidade e da Anvisa: Garantir os padrões de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é o órgão fiscalizador da atividade, é outro ponto desafiador.

 

 

Algumas exigências específicas da Anvisa para a operacionalização dos medicamentos são:

 

- Áreas segregadas para a manutenção de medicamentos

Muitos medicamentos chegam até o armazém de uma distribuidora de medicamentos sem sua embalagem própria e devem ser separados e embalados corretamente. Nesse caso, é necessário que o local tenha uma boa infraestrutura para atender a esse tipo de atividade.

 

- Automação

Esse segmento necessita de processos otimizados, que possibilitem o acompanhamento de suas entregas e do escoamento de seus produtos. Isso é possível através de sistemas de alta tecnologia que favoreça a integração e automação das mais diversas áreas da empresa de logística, bem como, da indústria farmacêutica.

 

- Segregação de áreas

A separação e distância que existe entre as duas áreas também é um grande desafio a ser superado, especialmente pelo setor logístico. É necessário que o empresário saiba que precisa adequar as suas operações às necessidades da indústria farmacêutica caso queira entrar nesse mercado e ter uma posição de destaque nele.

 

- Flexibilidade

A indústria farmacêutica produz itens que são utilizados na manutenção da saúde da população, logo, as entregas precisam atender a todas as exigências da própria Anvisa bem como, das necessidades que os clientes das indústrias têm, de modo que eles não fiquem desabastecidos.

 

- Aquisição de licenças

O transporte de alguns produtos farmacêuticos depende de licenças a serem fornecidas pelos órgãos competentes. Logo, se a sua empresa pretende atuar nesse mercado necessitará dessas liberações que podem ter um custo de entrada, bem como, gastos para adequação de suas operações para atender aos pontos exigidos pelos órgãos reguladores.

 

- Falta de integração

Por fim, temos a falta de integração que ainda existe em todos os setores, em alguns, ela é pequena e pode ser superada, em outros, ocorre, verdadeiramente um grande gargalo que prejudica a comunicação entre a logística e a indústria farmacêutica ou hospitalar.

 

Esse é outro desafio que precisa ser superado pelo setor logístico, adequando sua estrutura para atender a demanda que surge da indústria farmacêutica, apresentando soluções para suas próprias deficiências e adequando seu negócio para atender às principais necessidades desta área, sempre pensando em um trabalho com altíssimo nível de integração e gerenciamento eficiente.

Fale Conosco pelo WhatsApp