Certamente o setor de logística é um dos mais complexos de uma empresa. Os funcionários deste setor lidam constantemente com problemas que podem ocasionar paralizações e causar prejuízos gravíssimos aos negócios.
Conheça agora 10 dicas importantes para solucionar alguns destes problemas em seu negócio:
Planejamento:
É o planejamento que formaliza a previsão dos acontecimentos futuros, como cada evento vai acontecer e quais são os resultados decorrentes de cada um. Tipos de planejamentos: Estratégico, tático e operacional.
Programação:
A falta de produtos em estoque é um problema para qualquer tipo de empreendimento, e o excesso de produtos também é prejudicial.
Melhore suas previsões de demanda para evitar faltas e desperdícios.
Outra forma de melhorar as previsões de demandas, tanto internas quanto externas, é fazer um comparativo dos trabalhos realizados em anos ou períodos anteriores.
Controle:
O controle tem a função de lidar com qualquer problema que possa ocorrer no meio do processo. As vezes é necessário redesenhar novos planos ou intervenções nas operações para que o projeto retorne o controle normal da operação.
Produção:
Essa é a função de dar vida a tudo que foi planejado e programado, como por exemplo: produto que será fabricado, matéria-prima e afins.
ERP: É um sistema bem completo, que integra (setores e unidades) de uma mesma empresa, fazendo a gestão das atividades administrativas e operacionais. Essa integração faz com que dados possam ser compartilhados de um setor a outro, por exemplo: Setor de estoque / setor de vendas.
WMS: É um software que faz a gestão eficiente de estoque, que vai desde o recebimento da mercadoria até a entrega do pedido, além de prevenir roubos e furtos. Alguns equipamentos para realizar o rastreamento: GPS e Câmeras
TMS: É o sistema que gerencia o processo de transporte.
Ele identifica e controla custos referente ao frete (peso, volume, valor), controle de manutenção de frota, faturamento do transporte, operação, entre outros.
Esse software é importante para:
- Empresas de transporte (transportadoras, operadores logísticos).
- Empresas que usam transporte próprio como apoio ao seu negócio.
- Empresas que utilizam transportes de terceiros.
Just in time É um sistema que administra e otimiza o processo de produção. O objetivo do Just in time é fazer a entrega dos produtos e serviços dentro do tempo certo.
Rastreamento:
Fornece informações em tempo real, ocorrências inesperadas e se a rota está sendo cumprida. Além disso com o rastreamento, é possível obter maior segurança das cargas e motorista.
Monitore o desempenho
Para que sua gestão mantenha-se no topo, é preciso estar atento aos processos internos, e não deixar de mensurar o desempenho até mesmo dos envolvidos externamente com seu processo de produção, como os fornecedores.
Diante disso, muitas empresas optam por contratar o serviço de empresas especializadas em logística, para automatizar processos, reduzir erros e custos, gerar ganhos entre outros benefícios.
Nós da Godah Log queremos te ajudar com isso.
Entre em contato conosco pelo telefone (11) 4226-0943, e conheça nossas soluções inteligentes para o seu negócio.
Fonte: Aiir Studio
28/07/2021
21/07/2021
07/07/2021
23/06/2021
16/06/2021
19/05/2021
05/05/2021
28/04/2021
23/04/2021
14/04/2021
24/03/2021
17/03/2021
10/03/2021
03/03/2021
24/02/2021